Alunos denunciam professor da UFRJ por racismo

Segundo estudantes, professor afirmou que se deve reconhecer um ladrão na rua por meio da cor da pele: ‘na rua como você detecta um ladrão? Primeira você olha a cor’.

Um professor de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi denunciado por alunos do curso após ter feito um relato racista durante uma aula de Redes de Computadores I no dia 10 de Março. Segundo estudantes, o professor afirmou que se deve reconhecer um ladrão na rua por meio da cor da pele.

Durante a aula, o professor teria perguntado: ‘na rua como você detecta um ladrão? Primeira você olha a cor’ (apontando para pele). De acordo com uma postagem do Centro Acadêmico de Engenharia da UFRJ, o professor teria dito ainda: “se você tem um sistema de segurança onde só passa gente branca, quando passa um preto o sistema apita”.

De acordo com o Centro Acadêmico, 25 estudantes da turma fizeram denúncias sobre o caso e afirma que essa não foi a primeira vez. “Diversas outras reclamações de caráter preconceituoso foram relatadas”, diz a postagem na rede social. O Centro Acadêmico disse ainda repudiar o episódio de racismo. O CAEng encaminhou a denúncia à diretoria da Escola Politécnica e à Ouvidoria da UFRJ.

g1

18/04/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *