Chantagem : ‘Indicado’ de Renan e Jader para a Secretaria dos Portos é alvo da Lava Jato

‘Indicado’ de Renan e Jader para a Secretaria dos Portos é alvo da Lava Jato

Ex-senador Luiz Otávio Campos foi nomeado secretário nacional de Portos – Celio Azevedo / Agência Senado

Segundo a Coluna Painel da Folha de São Paulo, o ex senador Luiz Otávio Campos foi nomeado para o cargo de secretário nacional de Portos na terça-feira (11), em uma edição extra do Diário Oficial.

Campos foi indicado para o cargo pelos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Jader Barbalho (PMDB-PA) e é um dos alvos da Operação Lava Jato. Ele é citado por delatores como um dos responsáveis por distribuir propina a membros do PMDB e chegou a ser alvo de uma busca e apreensão em fevereiro deste ano. A decisão do governo de acatar o pedido dos senadores  foi noticiada nesta terça (11) pela imprensa nacional.

A nomeação de Campos tem como finalidade principal diminuir o atrito entre o PMDB do Senado e o Planalto, e minimizar a influência de Renan Calheiros (PMDB-AL) sobre a bancada. Pelo histórico polêmico, porém, o ex-senador é visto com restrições por integrantes do governo e técnicos da Secretaria de Portos.

“Campos foi alvo de mandado de busca e apreensão da “Leviatã”, fase da operação Lava-Jato deflagrada em fevereiro deste ano. De acordo com o delator Flavio David Barra, ex-presidente da Andrade Gutierrez Energia, Campos seria um dos designados do PMDB para recolher a cobrança de propinas. A Polícia Federal encontrou na cada dele R$ 135 mil em espécie.

O ex-senador também foi acusado de envolvimento em um esquema fraudulento de desvio de 13 milhões de dólares do Banco do Brasil e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a construção de balsas, durante o governo Fernando Collor de Mello. Ele foi investigado e condenando em 2012, mas recorreu e o caso prescreveu, sendo arquivado.

Redação com informações Folha de SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *