Quem já ajudou a financiar um projeto de crowdfunding sabe que são poucas as propostas que realmente atingem sua meta de investimento.
Com uma infinidade de boas ideias à procura de aporte financeiro, o empreendedor precisa vender muito bem seu peixe se quiser levantar fundos para tirar seu projeto do papel.
Por essa e outras dificuldades, chamou a atenção que um jovem canadense tenha conseguido levantar nada menos que 600 mil dólares no Kickstarter, site de financiamento coletivo, em pouco mais de um mês. A ideia que viabilizou tal proeza? Uma mochila.
Obviamente, não se trata de uma mochila qualquer. A invenção de Adrian Solgaard, de 29 anos, promete “reinventar” a forma como se trabalha pelo planeta, oferecendo um escritório portátil para pessoas que têm o hábito – ou a necessidade – de trabalhar fora de suas empresas.
Quando leu em uma pesquisa que 37% dos norte-americanos trabalham fora de suas empresas pelo menos duas vezes ao mês, Solgaard ligou os pontos: havia ali uma demanda. Bastava, agora, resolver com um único produto as dificuldades encontradas por quem trabalha remotamente.
“A bateria do seu celular dura o dia inteiro? Você já ficou com medo de alguém pegar a sua mochila enquanto você está distraído? Você tem dificuldades para se manter organizado?”, questiona o empreendedor em seu vídeo de divulgação no Kickstarter. “Sorte a sua, a Lifepack está aqui para salvar o seu dia”.
Após o marketing inicial, Solgaard explica didaticamente o que há de tão especial em seu produto. Apesar de parecer um objeto comum quando visto por fora, uma série de funcionalidades mostra por que mais de 3 mil pessoas aceitaram pagar 149 dólares – cerca de 526 reais, na cotação atual – por ele.
Energia solar
O que mais chama a atenção na Lifepack é seu carregador movido a energia solar, com duas entradas para USB. Segundo Solgaard, a bateria tem autonomia para carregar um iPhone entre seis e 12 vezes.
Enquanto o usuário caminha com a mochila à luz do dia, pequenos orifícios na parte superior da bolsa permitem que a bateria se recarregue automaticamente.
O carregador também possui uma caixa de som acoplada, com conexão Bluetooth, caso você queira ouvir músicas em um momento de descontração.
Carregador solar da Lifepack
Segurança
Além do diferencial high-tech, A Lifepack apresenta outras facilidades. Para que você não precise se preocupar com a segurança de suas coisas, a bolsa tem um cadeado integrado.
Mais do que permitir que o zíper permaneça travado, ele está ligado a um cabo que permite que você prenda sua mochila, por exemplo, à perna de uma cadeira. Pensado para um público jovem, o cadeado também funciona como um abridor de garrafas.
Sistema de segurança da Lifepack
Design
A Lifepack está dividida em dois compartimentos principais. O primeiro deles, a workzone, é projetado para que o usuário possa guardar itens como notebooks, tablets, chaves, canetas e livros de forma organizada.
O segundo, a lifezone, é arquitetado para guardar objetos pessoais. “Afinal, ninguém quer misturar o material de trabalho com a vida privada”, argumenta o empreendedor.
Há também na mochila quatro bolsos secretos, práticos para esconder passaportes, cartões e dinheiro. Um deles possui acesso à bateria solar, permitindo que você esconda e carregue seu smartphone ao mesmo tempo.
Compartimento interno
Bolso secreto está ligado à bateria solar
Se você ficou interessado pela Lifepack, temos uma boa e uma má notícia. A má é que a campanha no Kickstarter já acabou, assim como seu preço promocional. A boa é que Solgaard lançou outra campanha no Indiegogo Indemand, outro site de financiamento coletivo.
Nele, a mochila custa 169 dólares (596 reais), isto é, 20 dólares a mais do que seu preço inicial. Segundo o empreeendedor, o preço padrão da Lifepack será de 250 dólares, algo em torno de 880 reais. No que depender do sucesso das duas primeiras campanhas, interessados não faltarão.
Confira o vídeo da campanha abaixo:
Nicolas Gunkel – Exame