Nutricionista alerta cuidados aos foliões com a alimentação durante o carnaval

Com a chegada do Carnaval, o gasto de energia aumenta no corpo de muitos foliões e o cuidado com a alimentação é necessário para que complicações não venham a interromper de maneira indesejada a festa. O Cada Minuto conversou com a nutricionista clínica Danielle Maia que deu dicas sobre como manter uma boa alimentação durante o carnaval.

Segundo a nutricionista, a dica primordial é a hidratação, pois devido ao calor é preciso repor muito líquido como água, água de coco e frutas. “No caso de uma curtição onde você passa longas horas no meio da folia é preciso se manter nutrido; o  consumo de frutas é uma das alternativas”, destacou.

Danielle alerta também para o consumo de alimentos alternativos no meio da folia como sanduíches naturais ou sanduíches com molhos. “Esses alimentos tem um prazo de validade pequeno e por isso deve haver atenção na hora de serem consumidos, além disso, alimentos como estes tendem a ter uma digestão lenta o que não é o ideal para o momento”, frisou.

Ainda conforme as dicas da nutricionista é preciso analisar como os alimentos que são vendidos na rua estão sendo conservados e manipulados pelos comerciantes. “Além da manipulação inadequada o calor acaba fazendo com que esses alimentos se estraguem com uma maior facilidade o que é um risco”.

A nutricionista reforça que entre a alimentação e o consumo da bebida alcoólica deve haver um equilíbrio para que o organismo venha se adequar de maneira tranquila aos dias de folia sem maiores transtornos. “Devido à festa o corpo já acaba se desidratando e o consumo de álcool ajuda a desidratar mais ainda, por isso é preciso conciliar a bebida e o consumo de água para que não haja uma desidratação”, afirmou.

Em casos de excessos tanto no consumo de alimentos quanto de bebidas alcoólicas o recomendável, segundo Danielle é se hidratar de maneira inicial e evitar o consumo de leite e seus derivados. “Posteriormente a todas as fases de uma possível intoxicação a alternativa é consumir alimentos mais brandos e adequados como carboidratos na sua forma integral”, alertou.

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