Senador Benedito de Lira consegue liberar milho da Conab para propriedades de até 30 hectares em Alagoas

Atendendo apelo feito pelo senador Benedito de Lira, em discurso da tribuna do Senado, a alta direção da CONAB decidiu que proprietários com até 10 módulos fiscais, cerca de 30 hectares, terão o direito de adquirir o milho do estoque da Conab. Antes, a venda só era permitida para aqueles proprietários com até 4 módulos fiscais, ou seja propriedades com até 12 hectares. Com essa flexibilização, todos os produtores de Alagoas poderão ser atendidos.

O senador Benedito de Lira explicou que a flexibilização do critério atende plenamente os objetivos do portaria do Governo que autorizou a Conab a liberar o milho de seu estoque para socorrer os produtores rurais atingidos pela seca do Nordeste.

No total, estão sendo liberados 200 mil toneladas de milho para o semi-árido. O produto está sendo vendido a 33 reais a saca de 60 quilos, que é menos da metade do preço de mercado. O benefício social é imenso. Com a disponibilidade do estoque de milho, os produtores vão poder alimentar os rebanhos de suínos, caprinos e ovinos, já que a longa estiagem praticamente devastou as pastagens no semi-árido nordestino.

A liberação do milho foi anunciada pelo presidente Michel Temer no dia 15 de fevereiro, mas a portaria só foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de março. Por isso, o senador Benedito de Lira ocupou a tribuna do Senado em duas ocasiões: primeiro, exigindo agilidade na burocracia e depois solicitando flexibilizar o critério que limitava a apenas 4 módulos fiscais.

Na tarde desta quinta-feira, o senador Benedito de Lira comunicou a decisão da Conab aos lideres classistas de Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *