Senador Benedito de Lira esclarece como será a venda de milho da CONAB em Alagoas

O senador Benedito de Lira (PP-AL) divulgou uma nota nesta sexta-feira, dia 12 de maio, esclarecendo que, a seu pedido, a Conab determinou que os produtores rurais com propriedades de até 10 módulos fiscais terão direito de adquirir o milho do estoque da Conab.

Modulo fiscal é uma unidade agrária que varia de acordo com a região. Para melhor compreensão, o senador divulgou um mapa de Alagoas

No sertão de Alagoas, onde existem 26 municípios, um módulo fiscal equivale a 50 hectares. Assim, os proprietários rurais com até 500 hectares serão atendidos.

No agreste alagoano, composto de 24 municípios, o módulo fiscal equivale a 25 hectares. Portanto, quem possuir uma propriedade com até 250 hectares terá direito a receber o benefício da Conab.

Na região da Zona da Mata de Alagoas, que compreende 52 municípios, o módulo fiscal é de 12 hectares. Nesse caso, são consideradas as propriedades rurais com até 120 hectares.

Os apelos do senador Benedito de Lira foram no sentido de que a Conab pudesse flexibilizar esse critério para, assim, poder atender um maior número de produtores rurais.

Como se sabe, estão sendo colocadas a disposição dos produtores do semi-árido 200 mil toneladas de milho do estoque da Conab.

Cada saca de 60 quilos será vendida a 33 reais, o que significa menos da metade do preço de mercado.

O senador Benedito de Lira agradeceu as providências da Conab e disse estar muito feliz por essa nova decisão. O milho é essencial na alimentação dos rebanhos de Alagoas, tendo em vista que a  seca prolongada praticamente devastou as pastagens, afetando principalmente a criação de aves, ovelhas e suínos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *